Qual a diferença entre banda larga e link dedicado
Com certeza você já ouviu falar em internet banda larga, não é? Mas e em link dedicado, já ouviu falar? Pouca gente sabe do que se trata essa tecnologia. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é o link dedicado e quais são as diferenças entre ele e a internet banda larga. Vamos lá?
Link dedicado x internet banda larga
Link dedicado é um serviço oferecido por operadoras de telefonia, data centers e provedores. A principal diferença entre ele e a internet banda larga comum é na estabilidade de conexão: o link dedicado é muito mais estável do que a internet banda larga pois a conexão entre o provedor e o cliente do link dedicado é direta, enquanto em uma conexão de banda larga vários clientes “compartilham”a conexão do provedor, em um uso simultâneo.
Assim quem tem banda larga em casa sabe que raramente se consegue a velocidade de internet prometida pela operadora, tanto para fazer downloads quanto uploads. Como se trata de um ponto da empresa de telecomunicações que é distribuído para vários usuários, o sinal tende a sofrer mais oscilações, especialmente quando muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo. Por isso, é muito comum ver as reclamações dos usuários a cerca dos serviços de banda larga oferecidos pelas operadoras, que não conseguem entregar a velocidade estabelecida em contrato em sua totalidade, gerando frustração em muitos clientes.
Já quem opta pelo serviço de link dedicado não sofre com esse problema, pois, esse tipo de conexão conta com dois canais exclusivos para a sua conexão, sem divisão com outros usuários, o que garante a estabilidade do sinal.
Os IPs também funcionam de maneira diferente nos dois serviços: Em um link dedicado, você recebe uma quantidade específica de IPs que serão exclusivos da sua empresa, o que permite a criação de servidores internos e serviços de criptografia. Enquanto isso, na banda larga comum, o IP é dinâmico, pois, conforme os usuários vão se conectando, os IP’s gerados vão se alocando nos servidores da operadora, o que torna o serviço mais barato e eficiente. Porém, isso impede a criação de um servidor. Um cliente banda larga pode até conseguir um IP fixo para usar o computador pessoal como servidor, mas esse é um serviço que custa mais caro.
Vantagens e desvantagens
Como já foi mencionado, a velocidade e a estabilidade do serviço de link dedicado são muito superiores às da banda larga comum. Outra vantagem do link dedicado é que, diferentemente da banda larga, a velocidade da conexão não varia de acordo com o número de usuários conectados. Além disso, o link dedicado permite a criação de servidores internos e serviços específicos de criptografia.
Por outro lado, o serviço de link dedicado tem um custo mais elevado que o da banda larga comum. Além disso, os contratos para a aquisição de um link dedicado costumam ser bem mais longos que os de banda larga. Justamente por isso, ele só é disponibilizado para pessoas jurídicas.
Como um link dedicado é baseado em confiabilidade e estabilidade, é muito importante que o cliente contrate um provedor capaz de entregar essa segurança. Por isso, quando você precisar de um link dedicado, seja ele permanente ou temporário, não deixe de solicitar um orçamento com a ALOL Tech Telecom